Urias Sérgio

Vivo da esperança de ver o soerguimento da ética e da razão e isso dá-me forças de continuar lutando

Textos

CULTURA DO PÊSSEGO EM PORCIÚNCULA
CULTURA DO PÊSSEGO EM PORCIÚNCULA ELOGIADO POR MINISTRO EM BRASÍLIA


Viajei para Brasília no dia 23 do corrente, a fim de participar de mais uma reunião do CONSELHO TEMÁTICO DE INTEGRAÇÃO NACIONAL DA “CNI” Confederação Nacional da Indústria, delegado que sou pela FIEAM – Federação das Indústrias do Estado do Amazonas. Esse conselho é formado por representantes de todos os estados da Federação e tem como principal objetivo, procurar identificar as principais diferenças regionais e sugerir alternativas de desenvolvimento para reduzi-las, objetivando a integração nacional.
Uma de nossas principais preocupações atuais são referentes aos “Fundos de Fomento”, criados para fortalecer a economia regional de regiões menos favorecidas, com investimentos a juros subsidiados, pré-fixados e com carência e pagamento a longo prazo mas que - em razão da excessiva  burocracia e da exigência de garantias muito expressivas - dificultam o acesso ao crédito da maioria das micro e pequenas empresas dessas regiões.
No dia seguinte, tivemos três diferentes eventos em nossa agenda: o primeiro foi o comparecimento de todos os delegados à sede do TCU – TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO – onde o presidente da CNI foi homenageado com a GRANDE COLAR DO MÉRITO DO TCU – em razão de relevantes serviços prestados à frente da instituição. Depois do evento, retornamos à sede da CNI e realizamos nossa reunião ordinária, cuja ordem do dia era preparar a agenda da reunião com o Ministro de Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, logo a seguir.
E aqui a minha grande e grata surpresa!
– Durante a reunião com o Ministro Jeddel Vieira Lima, na presença de todos os delegados, após a exposição sobre as prioridades de sua Pasta, citou como grande exemplo de desenvolvimento regional a inauguração em Porciúncula, do Viveiro de Mudas Frutíferas da cidade, com produção inicial de 22 mil mudas de pêssego, com área de plantio de 45 hectares envolvendo 40 produtores rurais dos municípios de Porciúncula, Varre-Sai e Bom Jesus de Itabapoana, confirmando o objetivo do projeto de chegar a 2010 com uma colheita de 4 mil toneladas dessa fruta.
Após seu pronunciamento, emocionado, aparteei-o dizendo-lhe de minha satisfação ao ver, com orgulho, minha cidade natal ser citada como exemplo de desenvolvimento regional para todo o Brasil, e que faria chegar ao principal responsável por essa conquista -  prefeito Carlos Sérgio de Paula Porto - sua honrosa menção, já que estaria visitando Porciúncula nos próximos dias.
Ao prefeito Carlos Sérgio, portanto, meus  efusivos cumprimentos por mais essa importante iniciativa!

Urias Sérgio de Freitas

Urias Sérgio
Enviado por Urias Sérgio em 29/10/2007
Alterado em 09/08/2008


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras