Urias Sérgio

Vivo da esperança de ver o soerguimento da ética e da razão e isso dá-me forças de continuar lutando

Textos

EPIGRAMAS DA CULTURA OCIDENTAL

Em 1949 o engenheiro aeroespacial Eduardo A. Murphy – depois de descobrir que estavam mal conectados todos os eletrodos de um equipamento para medir os efeitos da aceleração e desaceleração em pilotos – formulou a LEI DE MURPHY – onde afirmava que, se algo poderia dar errado, algo daria errado, uma inclinação à negatividade e ao pessimismo.
Em 1976 o craque de futebol Gerson – um de nossos heróis da copa, através do anúncio de cigarros Vila Rica afirmava – Por que pagar mais caro se o Vila me dá tudo de um bom cigarro? – Gosto de levar vantagens – apregoava... Gosto de levar vantagens, certo? Leve vantagem você também! Leve Vila Rica! E aí foi formulada a LEI DE GERSON – onde se configurava a assertiva de que se se pudesse levar vantagens, não importaria os meios.
Agora mais recentemente, temos o terceiro e o mais famoso dos epigramas – A LEI DE LULA – muito mais moderna, na configuração de que tudo que é errado está certo desde que se consiga atingir os seus objetivos. É a banalização dos direitos e dos deveres do cidadão, a afirmativa das mentiras como bom meio de convencimento e de certos deslizes como errar no troco, roubar, subornar, não cumprir suas promessas, não pagar suas dívidas, estacionar o carro em local proibido, jogar lixo na rua, corromper, se aproveitar e permitir-se ser corrompido... tudo na configuração do que sempre fez ao afirmar que não sabe, não viu, nada fez, dando um péssimo exemplo e dizendo-se extremamente honesto, afirma não haver ninguém tão honesto como ele, chamando-nos de idiotas e de bandidos... como ele o é.
Urias Sérgio
Enviado por Urias Sérgio em 28/01/2016


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras