Urias Sérgio

Vivo da esperança de ver o soerguimento da ética e da razão e isso dá-me forças de continuar lutando

Textos

A FALTA DE VERGONHA DE CADA DIA

A FALTA DE VERGONHA DE CADA DIA

A indústria brasileira dos segmentos Elétrico, Eletrodomésticos, Eletroeletrônico, Eletroportáteis, CDs, DVDs, Toca-CDs para carros e tantos outros, encontram-se em situação extremamente difícil, e se nada for feito a curto espaço de tempo, estaremos testemunhando possivelmente a falência de grande número delas.
É preciso que haja mais respeito do Governo Federal para com nossas indústrias e empresas comerciais, que, independentemente dos altos impostos municipais, estaduais e federais que recolhem, são obrigadas a acompanhar, diariamente, o contrabando que campeia por todo nosso país, debaixo de nossos olhos e dos olhos de nossas autoridades, sem que nada façam para conter esses abusos.

É uma vergonha! Um verdadeiro crime contra nosso próprio país e contra nosso povo, porque a medida que permitem a entrada e a comercialização de produtos contrabandeados - sem a cobrança de impostos - não há como se fazer respeitar as regras de livre concorrência, com as empresas que pagam seus impostos REGULARMENTE.

As Secretarias da Fazenda Estadual e as Secretarias da Fazenda Federal, nunca estiveram mais atuantes, para agir, punir e conter a sonegação, nas indústrias e do comércio regular, entretanto, quando se trata de contrabando, ???.

Estive recentemente em São Paulo, participando do 1º. Congresso da Indústria Brasileira para o Meio-Ambiente, coordenado pela Confederação Nacional da Indústria, sob a égide - CRESCIMENTO COM SUSTENTABILIDADE – iniciativa maravilhosa, sendo o evento realizado com grande êxito e que demonstra a preocupação da indústria brasileira com a preservação do meio ambiente.

Na Avenida Paulista, em uma galeria comercial - distante cem metros do prédio da FIESP - inúmeras lojas de artigos importados, comercializam, abertamente, sem a menor preocupação, produtos os mais variados: CDs, DVDs, Aparelhos DVDs para carros, TVs, Lep-Tops, Aparelhos de Som, além de mais uma infinidade de outros produtos, CLANDESTINAMENTE, sem emissão de notas fiscais. Emitem uma notinha branca – sem controle fiscal.

Trata-se da única galeria existente na Paulista com essas características. Três andares de lojas que se dedicam à venda de produtos contrabandeados. Fácil de achar! Todos sabem onde fica!
Mas é apenas a ponta do iceberg em nosso país.

Como exemplo - um DVD para carro - que fabricado em Manaus ou importado, pagando-se os impostos devidos, custaria em torno de R$ 980,00, nessa galeria, está sendo comercializado a R$ 430,00, nessas lojas de importadores chineses. Abertamente, sem qualquer controle, sem a menor preocupação com a fiscalização.

No final da Paulista, outro absurdo: um carro da polícia estacionado a dez metros de uma  banca de DVDs falsificados, parecia estar ali para garantir a comercialização desses produtos, já que nenhuma providência tomou a respeito, nos quase trinta minutos que ficamos observando o movimento.

Assim, nossos concidadãos, esquecidos de seu dever cívico, talvez em razão de ver os constantes escândalos e mazelas de nossos políticos com seus costumeiros “maus exemplos”; em sofrer a espoliação de extorsivos impostos; em ver a impunidade campeando por todo o nosso país; acabam procurando o benefício da aquisição fraudulenta, facilitada pela omissão criminosa de nossas autoridades.
Vemos então, e somos obrigados a “engolir” um “sem número” de estrangeiros, desestabilizando nossa economia, inviabilizando nossa indústria e nosso comércio, corroendo nossas divisas internas.

Uma indústria, paga excessivos impostos em cascata, atende seu dever social do cumprimento de nossa  Legislação Trabalhista já bastante protecionista, ainda que não contestemos isso.
Paga um pesado custo de financiamentos internos, em razão dos representativos spread’s bancários e juros extremamente altos e, como se não bastasse, tem suas atividades comprometidas pela concorrência desonesta de produtos contrabandeados e  outros que, mesmo importados, não têm a devida proteção alfandegária, necessária à paridade dos custos brasileiros.

É isso aí! Um verdadeiro caso de falta de vergonha... e de justiça!

Não tenho muito a fazer, a não ser, divulgar e esperar que alguém, com poder de polícia e sentido de Patriotismo e Brasilidade, tome alguma providência a respeito!

Urias Sérgio de Freitas



Urias Sérgio
Enviado por Urias Sérgio em 24/06/2007
Alterado em 09/08/2008


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras