Urias Sérgio

Vivo da esperança de ver o soerguimento da ética e da razão e isso dá-me forças de continuar lutando

Textos

SEMEANDO A CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA


         SEMEANDO A CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA


        O verde não se dá. O verde se conquista!



“Semeando a Consciência Ecológica” é o tema da Gincana Ecológica idealizada pelo Banco da Amazônia, lançada no dia 5 deste mês na AFEAM em Manaus.
Tendo como abrangência “Todo o Brasil”, como alardeia, tem em seu foco a Educação Ambiental (Reciclagem e Plantio de Árvores).
Destinado aos funcionários do Banco, é extensivo à ONGS, Igrejas, Prefeituras, Universidades, Escolas, IBAMA, EMBRAPA, AIMEX, empresas públicas e privadas, clientes e demais parceiros.
Suas ações prioritárias:
Realizar parcerias sustentáveis;
Mapeamento e cadastramento de entidades que atuam na Indústria de Reciclagem;
Plantio de árvores em espaços públicos junto com seus parceiros;
Realizações de palestras em Escolas, Universidades, Empresas e outros.

Assina-se dessa forma um “TERMO DE COMPROMISSO COM A NATUREZA”

Como o bom exemplo vem de dentro, criaram três equipes, uma em cada Agência do Banco da Amazônia em Manaus; uma responsável por viabilizar o plantio de mudas e sua respectiva manutenção, garantindo dessa forma o desenvolvimento das árvores; outra encarregada da Educação Ambiental, promovendo palestras nas escolas e criando movimentos para incentivar a captação e destinação de inservíveis para reciclagem - papel, plásticos, metais e etc. - e a última encarregada de gerar recursos para viabilizar a reciclagem industrial.

Parabéns, diretores do Banco da Amazônia, por essa maravilhosa iniciativa!

Gostaria de levá-los, prezados leitores, a refletir sobre o slogan desta gincana – O VERDE NÃO SE DÁ O VERDE SE CONQUISTA! e também sobre seu principal objetivo PLANTAR ÁRVORES E RECICLAGEM, dois assuntos que precisam ser tratados separadamente, portanto:

PLANTAR ÁRVORES:

Não adianta tratarmos de cuidar hoje apenas de corrigir os absurdos da má educação de nosso povo, de não respeitar nossos rios, de não destinar corretamente o lixo, que aliás, na sua grande maioria não é lixo e sim desperdício, gerado pela total falta de disciplina e de conhecimentos em como reciclá-lo. Seria curar o efeito e não a causa de tão perigosa doença social.

É preciso que se crie uma nova cultura dentre os adolescentes, a partir de um programa a ser elaborado junto às Escolas de Ensino Fundamental pelo Ministério da Educação, resgatando os princípios de Brasilidade e Cidadania, da Religiosidade, dos Compromissos Sociais e de Educação Familiar, a fim de que, possamos preparar melhor nossos jovens para a CONSTRUÇÃO DE SEU PRÓPRIO FUTURO.

Todos voltam sua atenção indignados, para a Amazônia, em razão dos seus, aproximadamente, 20%  de área TOTAL desmatada, ainda que o Estado do Amazonas – através da manutenção do Parque Industrial em Manaus – tenha conseguido manter 98% de suas reservas florestais preservadas.
Falam de nossa responsabilidade em preservar a floresta, mas em nenhum momento se unem na revitalização, por exemplo, da Floresta Atlântica.

No interior dos Estados de Minas, de São Paulo e do Rio de Janeiro, e na maioria dos outros estados da Federação, em razão da falta de incentivos desse atual Governo, a AGRICULTURA, mesmo de cultivo familiar, encontra-se totalmente desestimulada, deixando a perder a memória da tradição do cultivo como forma de subsistência básica.
Em um país como o nosso, com solo fértil, clima favorável e com a extensão continental de nossas fronteiras, prevalece agora, implantada por esse governo,  a cultura irresponsável da "doação do peixe" e não de "dar a vara para se pescar", como forma de articulação política de alto preservação de nossos governantes.

O estímulo demagogo de programas como o da Bolsa Família, dentre outros, induz o povo à inércia e ao comodismo, ao invés do estímulo ao trabalho como alternativa digna e eficaz de sobrevivência e participatividade.

Enquanto a França se orgulha da implantação do Turismo Sustentável; a Inglaterra, de sua Política Sustentável; a Itália, de sua Engenharia Sustentável, nosso país afunda, sob a égide da CORRUPÇÃO SUSTENTÁVEL, do NADA SEI; do, NÃO QUERO SABER; do, ELE ROUBA MAS FAZ, e da IMPUNIDADE.

Ninguém pode duvidar que exista, em tudo isso, um bem delineado plano de um desacreditar nossas Leis, desvirtuar nossos princípios de Brasilidade, enxovalhar nossa Constituição.

Cuidado brasileiros, com o velho ditado:

CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE!

Urias Sérgio de Freitas

Urias Sérgio
Enviado por Urias Sérgio em 17/06/2007
Alterado em 09/08/2008


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras