Urias Sérgio

Vivo da esperança de ver o soerguimento da ética e da razão e isso dá-me forças de continuar lutando

Textos

CADÊ A ÁGUA DOS RIOS?


Resposta a um leitor que pensa que o desmatamento da Amazônia é responsável pela falta de água no centro sul do país...
Ainda que muitos pensem que o desmatamento da Amazônia é responsável pelo desequilíbrio hidrico que vem ocorrendo no centro sul do país, notadamente em Minas, Estado do Rio e São Paulo... não o é. Sou do Interior do Estado do Rio de Janeiro - divisa com Minas - Porciúncula - na região da Zona da Mata (observe o nome) e que não mais tem nenhuma mata. Durante minha infância testemunhei as derrubadas das árvores para plantar café, cana e outros produtos. O que vem ocorrendo nesses três estados é que foram transformando as terras em pastos ou para essas culturas - principalmente na beira dos rios e com isso condenaram os mananciais à seca que se vê agora. O que se precisa fazer é - através de estímulos do governo federal que está totalmente perdido - criar incentivos para reflorestar a mata atlântica para recompor esses mananciais. É claro que é necessário que se cuide também de conter o desmatamento da Amazônia, principalmente no Sul do Pará, Mato Grosso, Goiás e etc - com programas bem definidos e enérgicas providências para coibir e reduzir esses desmatamentos, mas ainda assim essa situação continua em razão da INCOMPETÊNCIA DE NOSSOS GOVERNANTES.
Urias Sérgio
Urias Sérgio
Enviado por Urias Sérgio em 02/02/2015


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras