Urias Sérgio

Vivo da esperança de ver o soerguimento da ética e da razão e isso dá-me forças de continuar lutando

Textos

AINDA HÁ ESPERANÇA

FRASE DO ESCRITOR SARAMAGO -
PARA SE ACABAR COM VELHAS PRISÕES, É NECESSÁRIO CONSTRUIR NOVAS ESCOLAS.
Nada mais profundo e indicado a nosso país, onde nossos presidios são - em sua grande maioria - considerados verdadeiras universidades do crime...
A este respeito tenho considerações a fazer: Ainda que me recusando a assistir programas de televisão como o da Sabrina Satto, tenho que dar a mão a palmatória - estava trocando de canais da televisão a procura de algo interessante quando vi uma reportagem dela em um presidio femenino em Recife - Ela estava entrevistando as presas e de uma forma tão carinhosa e delicada, que me chamou a atenção. Mas isso não importa... na verdade o que me cativou foi constatar a organização deste presidio, onde existe uma fábrica de confecções, com máquinas automáticas de corte e inúmeras máquinas de costura, salão de beleza e as celas muito organizadas e limpas. Ali todas as presas que têm bom comportamento fazem cursos de corte e costura, de manicure, cabelereira, estudam e etc. e em sua grande maioria, saem em condições de se reintegrarem a sociedade, de forma consistente e sem riscos de voltar a delinquir. Tenho procurado externar minha opinião quanto a situação calamitosa dos presidios brasileiros, sugerindo a criação de colônias agrícolas nos municípios mais populosos como alternativas para a recuperação dos detentos e agora, vendo o que vi, tenho a absoluta certeza de ser esta a melhor forma de reduzir o índice de criminalidade de nosso país. É uma pena que não tenha aparecido o nome do presídio... Gostaria muito de divulgá-lo. Parabéns Roberto Campos pela iniciativa.
Urias Sergio de Freitas.
Urias Sérgio
Enviado por Urias Sérgio em 03/08/2014


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras