Urias Sérgio

Vivo da esperança de ver o soerguimento da ética e da razão e isso dá-me forças de continuar lutando

Textos

Há alguns dias atrás fui procurado por um dileto amigo, empresário do segmento de comércio atacadista de produtos diversos e miudezas importadas da China, dono de uma situação financeira privilegiada que em meados do ano passado havia me consultado sobre um projeto de viabilidade econômica para construção de um depósito em Manaus. Na ocasião, passei-lhe todos os detalhes dos financiamentos bancários disponíveis no mercado mas ele acabou não utilizando nenhuma linha de crédito. Algum tempo depois confessou-me, resolveu fazer a obra – uma construção de mais de 2.500 metros quadrados – em alvenaria e com recursos próprios. Só que ele não se preocupou em ter a garantia de estar contratando uma empresa de construção com boas referências no mercado, certamente para conseguir fazer a obra por preço mais barato... e o barato acabou saindo-lhe muito caro. Agora, veio novamente ao meu encontro, pedindo minha assessoria para elaborar um projeto para complementar a obra – na verdade, para levantar recursos e corrigir os defeitos da estrutura de concreto que foi feita de forma irresponsável por um dos muitos profissionais de construção civil que aí estão a se aproveitar dos incautos... reclamou então que havia jogado fora mais de dois milhões e meio de reais, em razão do que havia gasto e de outros tantos que teria de gastar agora para refazer tudo e garantir a execução da obra sem riscos da mesma ruir. Foi levantada uma gigantesca laje, toda sustentada por enormes vigas de concreto, mas fugindo aos mínimos padrões de fundação e estrutura compatíveis com o referido projeto arquitetônico. Mas nada disso importa... o pior de tudo isso é que este amigo, que sempre lutou com muita dificuldade durante toda a vida, agora gozando de uma condição de vida invejável, com uma bela família e situação financeira estável, não está conseguindo conviver com essa triste realidade; não aceita essa situação e encontra-se em forte crise de depressão. É uma situação terrível e tentei de todas as formas convencê-lo de que, essa situação faz parte do jogo – do dia a dia – onde temos vitórias de um lado e derrotas de outro... ganha-se hoje e perde-se amanhã. É o ciclo da vida; só a força da abnegada luta pela sobrevivência, com base na fé em Deus nos permite garantir o sucesso. Saber perder uma batalha é muito importante para se conseguir ganhar a guerra principalmente quando lutamos contra nós mesmos ou contra nossas próprias convicções. Ninguém pede para vir ao mundo... nascemos por obra do milagre divino e em meio às dificuldades que encontramos pelo caminho, traçamos nossos destinos e vamos colhendo os frutos de nosso esforço pessoal. E nessa hora, nada melhor do que olharmos para trás e para os lados, ver milhões de pessoas que estão em situação muito pior que a nossa, uns financeiramente, outros com a saúde debilitada, sofrendo dos muitos males que assolam o mundo e lhes trazem grandes sofrimentos. O remédio para tudo isso? Sem dúvida é procurarmos na medida do possível ajudar àqueles que consigamos, já que o lenitivo de suas dores certamente trará alegria a nossos corações e dar graças a nosso bom Deus de permitir que estejamos vivos, ao lado de nossas famílias, agradecendo pelo dom da vida... que nos foi ofertada sem que nada nos custasse a não ser a alegria de nascer! Espero de coração, que meu amigo me ouça. Urias Sérgio de Freitas.
Urias Sérgio
Enviado por Urias Sérgio em 18/06/2014


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras