Urias Sérgio

Vivo da esperança de ver o soerguimento da ética e da razão e isso dá-me forças de continuar lutando

Textos

CARTA A PAPAI NOEL


Querido Papai Noel, como presente de natal pretendo pedir-lhe alguns favores, não diretamente para mim, mas para as pessoas que vivem em mim, circunstancialmente, que usufruem do que sou e que desfrutam do que represento e que sozinha, por estar fragilizada por não ter vida própria, certamente não tenho como fazer para agrada-las.
Tenho tido grande ajuda de nosso governador e de nosso prefeito, ambos empenhados em melhorar a minha situação, tornar-me mais agradável e humana, mais prazerosa e bonita, enfim, dar-me melhores condições de mobilidade e de vida em comum. Lamentavelmente são tantos os problemas que eu enfrento, que é muito difícil melhorar minha situação que fica cada dia mais complicada, a começar pelo nosso próprio povo que não se preocupa em manter-me limpa e cheirosa... muito pelo contrário, vive me jogando coisas nos igarapés, nas ruas, destruindo as minhas belezas naturais e me emporcalhando toda!
- Quiseram me dar um Monotrilho, Papai Noel... já pensou que situação? Construir um monte de elevados e passagens de nível por minhas ruas, transformar meu visual em trilhos suspensos de concreto, na frente do Rio Negro, quebrando a harmonia da natureza que sempre nos abençoou com a linda paisagem que contemplamos em nosso dia a dia e que resplandece a cada por do sol! Isso tudo para transportar uma pequena quantidade de gente e a um preço certamente alto das passagens, em razão do alto valor do investimento e do pequena quantidade de pessoas a serem transportadas. Puxa! - Papai Noel, por que é que o senhor não ilumina nossos governantes para aproveitar nossas tendências regionais e transformar-me em uma Veneza Brasileira? Já pensou?
- Aproveitar toda a orla do Rio Negro que me banha, criando hidrovias com mini-portos para embarque e desembarque de passageiros e transformar os igarapés já imundos e poluídos em vias navegáveis para pequenas embarcações unindo os nossos vários bairros? Como eu ficaria linda e romântica. Inclusive Papai Noel, estaria resolvendo um grande problema de trânsito não acha?
- Outra coisa Papai Noel; já notou como a cidade está cheia de mendigos pelas ruas, dormindo ao relento, sem ter um teto a abriga-los das chuvas que são tão constantes aqui na nossa região? Que tal pedir também que construam, nos muitos casarões desocupados, albergues para ajudar essas pessoas. Lá, poderiam tomar banho, satisfazer suas necessidades fisiológicas, dormir, ter assistência de psicólogos e formas de reintegrá-los a sociedade, que acha?
- Ah! Papai Noel, e essa cadeia pública com grande excesso de lotação, abrigando quase mil detentos enquanto sua capacidade é de menos de duzentos presos, tornando-os verdadeiros animais pela condição desumana em que se apresenta? – Que tal criar uma Colônia Agrícola Penal – ou várias delas, onde os presos pudessem trabalhar na lavoura e com hortifrutigranjeiros, evitando despesas para a Prefeitura e para o Estado e resolvendo um dos grandes problemas sociais que temos hoje em dia?
Bom, Papai Noel, só vou pedir mais uma coisinha... sei que melhorou muito o atendimento nos hospitais públicos mas, precisa melhorar ainda muito mais e tenho a certeza que com sua ajuda, dando uma forçazinha, continuaremos tendo o apoio de nosso grande governador Omar Aziz e de nosso grande Prefeito Arthur Neto com a saúde de nossa gente.
Quanto à Educação, vou deixar por sua conta! Não me decepcione hein?
Obrigado PAPAI NOEL!

Assinado MANAUS
 
Urias Sérgio
Enviado por Urias Sérgio em 16/01/2014


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras