Urias Sérgio

Vivo da esperança de ver o soerguimento da ética e da razão e isso dá-me forças de continuar lutando

Textos

JOAQUIM BARBOSA - O PALADINO DA JUSTIÇA!



MINISTRO JOAQUIM BARBOSA
O PALADINO DA JUSTIÇA!
Vendo-o “de costas” com sua toga negra esvoaçante, a impressão realmente que fica é a de um justiceiro! Um homem, sozinho, que abençoado por Deus decide, de uma vez por todas, acabar com a imoralidade, a impunidade e com a corrupção que campeia em nosso país. Políticos e empresários, abusaram durante anos do poder que tinham nas mãos, imaginando-se intocáveis, acobertados por partidos aliados do governo, fazendo-nos sentir o amargor da derrota da justiça pela impunidade, nas vozes dos escândalos ruidosos e nos abusos das autoridades.
Levanta-se então a voz da razão, da probidade, da corajosa honestidade e da competência jurídica, em uma tribuna onde não se permitem engodos ou arranjos, em razão da coerência, do direito e da razão... E o país todo, embevecido, aplaude e grita, e gargalha aflita, ávida por justiça!
Em minha infância, passada no interior do Estado de Minas e no interior do Estado do Rio de Janeiro, onde a raça negra é predominante, convivi durante muitos anos, com famílias que na grande maioria eram de condições socioeconômicas mais humildes que os chamados “brancos” – mas nem por isso menos honrados. Brincávamos juntos... o dia inteiro e compartilhávamos nossas casas, nossas famílias e nossos brinquedos. Joaquim Barbosa me lembra muito meus queridos amigos de infância, seja por sua personalidade forte, por sua integridade e também por suas convicções... E me sinto reconfortado!
Filho de Paracatu – cidade do interior das Minas Gerais – é o primogênito de oito filhos. Pai pedreiro e mãe dona de casa, passou a ser arrimo de família quando eles se separaram. Aos 16 anos foi sozinho para Brasília, arranjou emprego no Correio Braziliense e terminou o segundo grau, sempre estudando em colégio público. Obteve seu bacharelado em Direito na Universidade de Brasília e em seguida seu mestrado em Direito.
Foi Oficial de Chancelaria do Ministério das Relações Exteriores de 1976 a 1979 – tendo servido na Embaixada do Brasil em Helsinki – Finlândia. Prestou concurso para Procurador da República e foi aprovado. Licenciou-se do cargo e foi estudar na França por quatro anos, tendo obtido seu mestrado e doutorado, ambos em Direito Público pela Universidade de Paris-II (Panthéon-Assas) em 1990 e 1993. Retornou ao cargo de procurador no Rio de Janeiro e professor concursado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi visiting scholar no Human Rights Institute da faculdade de direito da Universidade Columbia em Nova York (1999 a 2000) e na Universidade da Califórnia – Los Angeles School of Law (2002 a 2003). Fez estudos complementares de idiomas estrangeiros no Brasil, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Áustria e na Alemanha. É fluente em francês, inglês, alemão e espanhol. Toca violino e piano desde os 16 anos de idade – (Condensado de wikipedia.org)
E o mais interessante – (por ironia do destino) – foi indicado Ministro do STF  em 2003 pelo presidente.
Esta é portanto a biografia do maior HERÓI BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS, SUA EXCELÊNCIA O MINISTRO JOAQUIM BARBOSA – O PALADINO DA JUSTIÇA. O HOMEM QUE TEVE A CORAGEM DE PASSAR O BRASIL A LIMPO!
QUE DEUS O ABENÇÔE E PROTEJA!
Urias Sérgio de Freitas


Urias Sérgio
Enviado por Urias Sérgio em 30/09/2012


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras