Urias Sérgio

Vivo da esperança de ver o soerguimento da ética e da razão e isso dá-me forças de continuar lutando

Textos

DISCURSO DE POSSE COMO PRESIDENTE DA ALCEAR

DISCURSO DE POSSE DO ACADÊMICO
URIAS SÉRGIO DE FREITAS
PRESIDENTE DA
ALCEAR – ACADEMIA  DE LETRAS,
CIÊNCIAS E ARTES DO AMAZONAS
PARA O BIÊNIO 2009/2011
                                  
Sinto-me, neste momento, extremamente honrado por ter sido escolhido para, com vocês, conduzir nossa Casa no biênio 2009/2011.
A Alcear se identifica pelo ecletismo, reunindo notáveis valores da literatura, das ciências e das artes do Amazonas, o que torna nossa responsabilidade imensurável.

Deparo-me então com minha própria consciência, a questionar-me qual, hoje, nossa participação e comprometimento social, em meio a tantos desmandos e escândalos, no fortalecimento da criminalidade pela impunidade, e em meio ao sucateamento da educação, no benefício de demagógicos indicadores do analfabetismo zero, que apregoam pelos quatro cantos de nosso país.

Partimos de um regime autoritário e chegamos ao extremo do anárquico congressista. Extirparam de nossas escolas os sentidos de brasilidade e de patriotismo com a exclusão de matérias pertinentes à moral e ao civismo, desfigurando os conceitos básicos da responsabilidade social e da religiosidade, bases do alicerce familiar e da dignidade de nosso povo, trocadas por algumas moedas, na forma de um assistencialismo social demagógico e eleitoreiro. Nessas condições, ao sentir na pele a insustentabilidade dos conceitos éticos da memória de nossa gente, e ao ver o mal se sobrepor ao bem em todas as instâncias de nossa sociedade, me vem a certeza de que precisamos repensar nossos próprios conceitos e atitudes. Aí, me bate à porta os almejos do fortalecimento da honra e da razão, a clamar por maior comprometimento e envolvimento de todos nós.

Precisamos aproveitar o que temos de melhor na configuração de nossas bases, estruturadas por nossa própria experiência e domínio de predicados naturais que inclusive nos trouxeram a este convívio, a fim de interagir, de forma mais intensa com nossa comunidade, seja através de exemplos próprios ou da intimidade de nossos dons pessoais.
  
O Brasil na sua imensidão,  com suas riquezas naturais, clima perfeito, terra fértil e povo ordeiro, resistiu a todos que até agora tentaram deter seu crescimento e subjugá-lo. Mas mesmo assim, este ainda é o país das controvérsias, onde vemos com tristeza, a educação reprimida em razão do analfabetismo latente, e as escolas proibidas de reprovar alunos inconsequentes. Onde os presídios – como define a Dra. Eulinete Tribuzi – Juíza de Direito de Execuções Penais, são verdadeiras universidades do crime e onde... quem assina a Constituição é o primeiro a contestá-la.

Ainda que este recado seja direcionado para nós acadêmicos,  na procura de meios para contribuir de alguma maneira com a formação de nossos jovens - fazendo deste nosso principal objetivo de trabalho - também me atrevo a pedir, a cada um de vocês, que repensem suas ações, interagindo e contribuindo de alguma forma com nossa cidade e nosso estado, em beneficio da educação de nosso povo.

Obrigado,

Urias Sérgio de Freitas
    

Urias Sérgio
Enviado por Urias Sérgio em 22/11/2009


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras